domingo, 20 de julho de 2008

o jumento, aquele que o cantor Luis Gonzaga cantou


No repertorio musical do grande Luis Gonzaga existe uma musica em homenagem ao jumento,
este animal agora fora de moda em todo nordeste brasileiro, pela entrada invasiva das motocicletas.O jumento que na musica o Gonzaga chama de nosso irmao, foi outrora o grande companheiro do homem nordestino, em toda a caatinga.
Meu avo paterno, que era neto de marranos se utilizou deles para fazer seus negocios comerciais prosperarem.Meu avoh de nome Jose Pombo levava mercadorias da cidade de Cabaceiras, na Paraiba ate a cidade de Limoeiro em Pernambuco, eram dias percorridos dentro das matas, as vezes sem ver vivalma nos caminhos.Ele transportava algodao,queijos, peles de animais e outros tipos de mercadoria e voltava para sua cidade trazendo tecidos, objetos do toucador feminino, cachaças de cabeça e outras coisas mais.......
Meu avoh levava meses neste transporte. Morreu jovem deixando minha avoh tambem ainda jovem com 14 filhos para terminar de criar.......C est la vie!

2 comentários:

olhodopombo disse...

quando eu escrevi este post,
nao sabia que era comemorado nesta data o dia internacional da amizade.
assim fico muito mais feliz em saber que eu estou antenada na vida.e ter dedicado este post de hoje ao meu avoh paterno Jose e o seu fiel companheiro de estradas!

Mateus Marques disse...

"É verdade meu sinhô
essa história do sertão
Padre Vieira falô
que o jumento é nosso irmão..."

(Luiz Gonzaga)

poxa... a foto de cima ficow bala! saudosismo pelo velho gonzaga.

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.