terça-feira, 14 de agosto de 2007

INTERIOR DA BAHIA

Na cidadezinha de Maragogipinho,eu fui a passeio e aproveitei para comprar algumas panelas para usar no meu fogao a lenha.
Aqui nesta pequena cidadezinha baiana, nas proximidades da ilha de Itaparica, a populazao ha cerca de duzentos anos vive da produzao de objetos utilitarios tirados do barro.Sao 108 olarias a produzir tudo que se pode tirar de varios tipos diferentes de barro.No inicio
as olarias existiam para fazer os pratos e aguidares que sao usados nos despachos de macumbas pelo CANDOMBLE.
Aos poucos porem o povo foi criando outras pezas, de decorazao, cofrinhos, panelas,etc,,,, que hoje sao vendidos em varias cidades brasileiras, principalmente Salvador e Sao Paulo.O cofre no formato do porquinho eh o mais apreciado pelos turistas
Mas me surpreendi quando vi a porta de uma casinha com a estrela de Davi e algmas letras hebraicas.E em frente um terreiro de Oxala!Isso so pode ser coisa do Brasil!

4 comentários:

Carinholeosessenciais disse...

Esclarecendo, não é macumba é oferenda para santo.

Interessante a porta com a estrela de Davi! Há na religiosidade afro-brasileira um orixá que tem ligação com porta, encruzilhada e lembra que tudo muda, tudo é transitório...

DIARIOS IONAH disse...

Madu, por incrivel que possa lhe parecer eu gosto da palavra MACUMBA.Acho forte e de muito significado.
O que me surpreendeu na porta nao foi apenas a estrela do Rei Davi(que os evangelicos gostam d ecultura , tambem)mas sim a inscrizao em HEBRAICO!

Carinholeosessenciais disse...

Essa eu não comentei (a inscrição).
Dominar outros signos...
Mais uma vez penso no papel de quem ensina e muitas vezes diz que são analfabetos, são ignorantes... Quem ignora o quê? O educador que se fecha no seu conhecimento acadêmico e não põe o pé no mundo, ou o que busca a escola e não encontra sua linguagem usada lá?

Fico pensando que caldeirão cultural nós, brasileiros, somos!!!

DIARIOS IONAH disse...

as duas alternativas estao certas Madu.
e eu me sinto uma privilegiada em estar nascida aqui neste caldeirao cultural que eh o BRASIL!

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.