quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

um dia come;ado com CHUANG TZU











Hoje comecei o dia com vontade de ler o filosofo chines
CHUANG TZU, porque embora ele tenha peregrinado pela terra ha milenios atras, me fala como se estivesse hoje aqui ao meu lado..,,,,,,,,,,,,
ele eh um desses seres atemporais que de vez em quando passa pelo planeta terra,,eis o texto dele:

_Quando os homens se juntam para medir for;as em jogos de destreza, come;am com disposi;ao alegre e cordial, mas habitualmente terminam com outra, tenebrosa e irada, e se continuam por muito tempo, principiam a recorrer a varios truques fraudulentos.Qunando os homens se encontram numa cerimonia, para beber, principiam de modo ordeiro, mas habitualmente acabam em desordem e, se continuarem durante muito tempo, come;am a se entregar a varios divertimentos irregulares.O mesmo acontece com todas as coisas.O que comeca com a com sinceridade habitualmente termina com enganos.O que de inicio era simples adquire proporcoes monstruosas no fim.As palavras sao iguais as ondas e ao vento; as a;oes sao uma questao de ganhos e perdas.As ondas e o vento facilmente se movem;questoes de ganhos e perdas facilmente levam ao perigo.Por conseguinte, a ira nao surge de outra causa a nao ser das palavras engenhosas e dos discursos unilaterais..Quando os animais enfrentam a morte nao se importam com os gritos que dao;sua respiracao arqueja e uma selvagem ferocidade nasce em seu coracao.[Tambem os homens], se pressionados muito duramente, sao constrangidos a responder-lhe com mau coracao, embora nao saibam porque fazem.Se eles proprios nao compreendem por que se comportam assim,quem sabe, entao, onde isso ira parar?

Por esse motivo diz o aforismo:"Nao te desvies de tuas ordens;nao instes pela perfeicao".Ir alem do limite eh excesso;desviar-se de ordens ou instar pela perfeicao eh perigoso.Um bom arremate toma longo tempo;um mau arremate nao pode ser mudado posteriormente.Podes dar-te o luxo de ser descuidado?

Simplesmente, acomoda-te as coisas,deixa que tua mente se mova com liberdade.Resigna-te ao que nao se pode evitar e alimenta o que ha dentro de ti - isso eh melhor.Que mais deves fazer para cumprir tua missao? Nada eh tao bom quanto cumprir ordens(obedecer ao destino)-eis ai toda a dificuldade!

2 comentários:

Suzany Porto disse...

Ola Fátima.
Belissiomo texto do Tzu. Bom para meditar sobre palavras tão sabias. Os bordados estão lindos, originais,e o tempo, ah, o tempo vai tecendo suas teias que tanto podem nos sufocar, como nos elevar à luz. beijos grandes

Anônimo disse...

Olá!
Esta foto deste urubu olhando pra não sei onde, é linda!
A gente sente uma liberdade enorme, olhando estas aves voando neste seu azul. Já vi esta cena muitas vezes andando por este Brasil afora e sempre sinto a mesma coisa.

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.