quarta-feira, 18 de julho de 2007

Moradas

Na praia do Guaibim, se formou uma invasao de sem terras/sem teto, vindos do sertao baiano.Eles fizeram as casas de pedazos de madeiras, na maioria de tabuas de construzao.Em cima do mangue, poluindo-o, pois o sistema sanitario deles eh inexistente: este mangue cujo rio vai dar no mar esta totalmente fora de forma e aonde vai dar no mar impossivel de tomar banho.
E aqui eles fazem um peixe seco ao sol,expostos as moscas e depois o comem como uma muqueca.
O peixe secando numa cerca de arame farpado, num dia de sol muito quente......

Os peixes secando e ao fundo uma das casas da invasao sertaneja na praia do Guaibim.as casas sao pequenas na sua maioria e nao faltam nem radio e nem aparelho de TV, assim como a maioria dos moradores teem celular!
Uns contrastes dificeis de se assimilar, as crianzas por aqui todas andam armadas de facao e estao sempre derrubando as pequenas arvores que querem cerscer, assim como comem todo tipo de animal.........


3 comentários:

Zélia Guardiano disse...

Amiga Tamar
Este Brasil é de dar nos nervos! E tome futebol! E tome Pan do Rio! E tome acidente aéreo! E tome famílias dilaceradas! E tome demagogia! Isto aqui não tem conserto! Lamentavelmente... Não gosto de me mostrar negativa, mas chega um momento em que a gente acaba deitando com o arreio! Compreendo o seu estado de espírito e sou solidária com você!!!

Carinholeosessenciais disse...

Quando estive em Salinas das Margaridas,Ba, meu marido ajudou num arrastão e ganhou uma baciada de peixes. Limpei-os, temperei-os e coloquei-os a secar no varal da casa onde estava. Nosso anfitrião quando chegou se assustou com aquela visão. Os peixes conservam mais tempo depois desse processo. Aqui em Minas faz-se isso com a carne de sol (muito comum no norte de Minas, região de Montes Claros...). É saboroso o prato que se faz depois!

É no meio desse povo que a gente presencia solidariedade. Se têm apenas um tomate, dividem com o que nada tem. Já testemunhei isso, já ouvi testemunho de quem viveu assim.
Agora, estar no meio deles para que tenham mais dignidade, é muito exigente, pois atinge conceitos, posturas e sentimentos que temos arraigados. Vale a experiência!!!

DIARIOS IONAH disse...

O que me impressiona eh ver as moscas pousar nos peixes secando
e as pessoa snao darem nenhuma importancia a isto.A falta de higiene me incomoda.

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.