quarta-feira, 14 de março de 2007

A CASA DOS MEUS BISAVOS:QUINTINO E FELLIPA

Esta eh a casa dos meus bisavos materno, os pais dos meus tios avos, MENINAO E CABEÇAO.
Alem dos dois irmaos ja citados, eles tiveram mais 5 mulheres(a minha avo era a unica das cinco que falava)
e um filho homem que falava, chamado TUPÃ, que morreu criança.
Depois que morreu o Tupã a minha avo se recusou a falar por palavras e como a maioria so sinalizava, era assim que ela se comunicava ate chegar a escola aos 7 anos, e apanhar nas mãos de palmatoria.
As minhas tias avos tinham nomes engraçados e eu lembro bem das duas que eram vivas quando eu era bem criança,a Bolota(ela nao era gorda), nao lembro o nome dela.e a Villou, de nome BRIGIDA.Elas viviam de uma forma inacreditavel.Gostavam de brincar com cobras, venenosas, tinham galinhas como animais de estimaçao e que dormiam no quarto com elas e ninguem podia chegar pero destas galinhas, ela eram bem pequenininhas, galize.Era delas o cuidado com as cabras e as ovelhas, assim como abastecer a casa de lenha.A BOLOTA, quando morreu eu ainda era bem pequena, mas a Vilou, seguiu nosso cresciemnto ate eu ter as minha sprimeiras filhas;;ELA MORREU COM 94 ANOS.
Colecionava todo tipo de embalagem, de pasta de dente, caixa de fosforo, caixas e vidrinos de remedios e perfumes. O quarto dela nao tinha janela.Era tudo escuro la dentro, e nao tinhamos o direito de entrar nele, mas tinhamos muita curiosodade e sempre estavamos na porta tentando olhar la dentro, logico que quando nao tinha ninguem por perto, pois nao gostavamos de apanhar de rebenque,o curiuoso eh que nao inha janela e a porta era uma abertura, nao havia a porta de madeira como nos outros quartos.
Lembro que a minha avo era bem malvada com elas, as duas irmas mais velhas do que ela.
tem muita coisa que lembro da Villou, mas o que mais me impressionou foi saber que ela viveu
mais de sei la quantos anos com o utero para fora.
Certa vez meu pai estava tentando matar galinhas dangola equando ele deu os tiros com a espingarda de chumbo, ela de repente apareceu(como nao ouvia, não adiantou os gritos que todos deram por causa da espingarda atirando) e um dos chumbos cravou no nariz e ela morreu velha com aquele chumbo no nariz e este utero fora do corpo.
Elas gostavam de fazer bonecas de panos, com dedos, joelhos, peitos, cabelos com tranças e tudo como tem num corpo feminino adulto.eram perfeitas as bonecas.
A MINHA AVO COSTURAVA PARA TODOS E COZINHAVA, MUITO BEM.E NAO FAZIA MAIS NADA. Ah! uma das duas irmãs mudas varria a casa como obrigação.
Nao conheci DUAS OUTRAS QUE NEM SEI OS NOMES, MAS VOU PERGUNTAR A MINHA MAE, TENTAR SE ELA AINDA LEMBRA.
Eu quando descobri que minha bisavo que sempre chamei de mae nova era FELLIPA de nome eu adorei.
minha avo chamava-se ERMIRA mas todos a chamavam de CABOLCLA.NOS, OS NETOS A CHAMAVAMOS DE MAE-VELHA.

Nenhum comentário:

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.