sexta-feira, 9 de março de 2007

HYPATIA DE ALEJANDRIA


Eu li a primeira vez sobre esta mulher-matematica egypcia, quando eu era adolescente e totalemnete apaixonada por PALTAO, eh o filosofo grego, mesmo.
A Hypatia tambem foi apaixonada por Platao, e chegou a ensinar para meia duzia de "gatos pingados "a FILOSOFIA NEOPLATONICA,

ela aprendeu tudo atraves do pai dela que era um matematico famoso e responsavel por aquela famosa biblioteca de AEJANDRIA, que foi barbaramente queimada por cristaos obscenos.

Acontece que nesta epoca, que Hypatia viveu, mulher era apenas um vaso reprodutor, sem qualquer direito a opinar ate nem mesmo no destino das suas crias.......................mas sabe-se la por qual razao da natureza, ela cresceu sob os cuidaos educacionais deste pai matematico/bibliotecario e tornou-se a primeira FILOSOFA que tem registro historico.

Ela foi brutalmente morta por monges cristaos induzidos por um tal de Cirilo, que ninguem mais conheceu a historia(alias ele so eh citado por ser/ter a responsabilidade da morte de HYPATIA), pois naquela epoca nao era admitida a existencia de MULHER SABIA.

Quem tiver afim de saber mais sobre esta maravilhosa filosofa procura no site GOOGLE, que vai encontar muitas informacoes/
Eu li que a morte dela aconteceu no mes de marzo.
HYPATIA um nome bonito, dizem que ela era muito bonita e que tambem fazia exercicios fisicos, como so os homens daquele momento faziam.E quando se apresentava em algum ambiente era so exclamacoes de admiracao e mais ainda porque tinha o dom da oratoria.
Me deixa pasma eh que uma personagem tao exaltada como esta nao seja devidamente exaltada, de FATO
E tenho DITO!

Nenhum comentário:

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.