quinta-feira, 15 de março de 2007

HABILIDADES&GENETICA

Bonecas de panos, costuradas a mao.
Detalhe de uma colcha de retalho da,
costurada a mao para a Sofia.

Cortina feita de fuxicos, que esta na janela
do quarto da Surya.
As fotos mostram as habilidades que com certeza herdei geneticamente
dos meus tios, avos, bisavos materno.Uma familia portuguesa sefaradita que se embrenhou pelos sertoes da Paraiba , fugindo das perseguicoes da inquisicao, e dos autos de fe.
Meus antepassados quando chegaram nos sertao paraibano, cuidou de cultivar ALGODAO, GERGELIM, e outros vegetais como melancias e jerimuns, milho, feijao,,,,,criavam alguns animais como, galinhas, guines, perus , cabras e ovelhas e algum gado.Minha mae conta que certa vez ate EMA meu bisavo trouxe para criar.elas eram enormes e circulavam nos meio das galinhas e era motivo de risadagem do pessoal.
Embora eles fossem essencialmente agricultores, nao deixavam a educacao de lado, todos os filhos tinham que frequentar a escola para aprender a ler e escrever ;e assim como meu bisavo era musico, estimulava para os que ouviam o gosto pelos instrumentos musicais,a musica.
Minha avo nao fez alem do curso primario, porem mesmo morando naqueles confins ela colecionava a revista O CRUZEIRO, que vinha ate o correio postal de Cabaceiras, aonde ou ela ou outro pegavam quando iam a cidade.Ela era uma leitora voraz, lia ate os comerciais da revista, e sabia de tudo da politica nacional que os tempos ali propiciavam,,,esta avo era uma grande e brava mulher, ao ficar viuva com seis filhos deu continuidade a historia da fazenda como ate hoje eh lembrada pela redondeza , como uma lenda. Todos tinham medo dela.Sabia atirar com espingarda e nao tinha medo na hora de mirar e puxar o gatilho.Mas era um doce ao cuidar dos burreguinhos quando ficavam orfaos e tinham que ser alimentados em mamadeiras na porta da cozinha.Assim como ela chorava quando uma vaca morria de parto.Ao ficar viuva, usou preto ate tres meses antes de morrer,(com 86 anos) porque ja nao sabia muito de si e as filhas ao tomar conta dela, trocaram a cor das roupas; minha avo Cabocla, teve 8 filhos, sendo dois surdos/mudos e nunca tinha ido ao medico a vida toda, so foi ao medico nestes tres meses antes de morrer,
pois como perdeu o sentido das coisas os filhos a levaram, mas nao havia mais nada para fazer.Dizem que morreu muito tranquila.Nos duas tinhamos uma ligacao, pois apesar dos protestos dela, ela me viu nascer, na hora que saia de dentro da minha mae.E isto aconteceu por pura brincadeira da parteira, prima dela que sabia que ela nao gostava de ver nascimentos.na hora que eu estava nascendo ela gritou por minha avo algo e ela veio correndo e assim me viu , ela desmaiou e depois queria bater na prima, pela brincadeira.
Eu adorava ouvir a minha mae contar as historias dos acontecimentos da familia, dos nossos nascimentos(4 nasceram em casa 2 maternidade),
meu e dos meus irmaos, assim como as traumatizantes historias dos tios avos.e tem historia que nao acaba nunca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Nenhum comentário:

este eh um diario atraves de imagens. a cronologia nunca sera a mesma. ele tanto pode estar no passado como no presente mas sempre com o futuro como meta, como se fosse O OLHO REAL.